segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quem precisa de divã, afinal?

Estou ansiosa para ver na TV as peripécias de Mercedes em Divã, nova série da Globo. Se o filme já foi ótimo, agora a adaptação de Marcelo Saback com direção de José Alvarenga promete outras tantas boas risadas. Para quem não assistiu a peça, não viu o filme e nem leu o livro, vou dar umas pinceladas do que vem por aí. Lília Cabral dá vida à personagem principal da história: uma quarentona que, durante sessões de análise, percebe o fracasso de seu casamento e a monotonia que isso traz a sua vida de uma forma geral. Isso apesar de ser casada com um gatão que exala sensualidade, o Gustavo, interpretado por José Mayer.

O tema da série traz à baila um dilema que assombra uma enorme parcela de casais. Em Divã, Mercedes e Gustavo são casados há mais de duas décadas, numa relação que é pura encenação social e de uma mornice sexual de dar dó. Contudo, preferem isso a assumirem o fim do casamento. Mercedes dá o pulo do gato graças à análise. Entre erros e acertos, ela percebe a felicidade mais próxima a partir do momento em que começa a se dar mais chances. Ousa ao invés de recuar como uma ostra. Muito engraçada a parte em que ela é convidada por um garotão a ir a uma balada. “Balada?”. Tadinha, nem sabia o que era.

E eu vejo algumas várias Mercedes por aí. São mulheres infelizes que preferem manter as aparências para a família e a sociedade a admitir que o casamento naufragou pelo ralo do tanque. Porém, para admitir isso é preciso coragem, nem que esta venha do divã de um analista, e poucos a tem. Pense bem... o que vale mais um anel de ouro em volta do dedo, os sorrisinhos para a família ou um homem entusiasmado na cama e um cafunê na TPM? Estou sendo incisiva demais? Pode crer que não. Este é o mesmo desejo dos homens. E por que não ser o seu também? Sem sexo não há cristão que resista.

Aliás, o relacionamento entre mulheres mais velhas e garotões também está sendo explorado (um pouco forçado) na novela das 20h (mas que só começa às 21h), Insensato Coração, da Globo. A viúva interpretada por Nívea Maria adora sair com garotos de programa e não esconde isso de ninguém. Porém, sua ingenuidade a fará vítima de um golpe de Leo (Gabriel Braga Nunes), que também já aprontou com a Norma (Gloria Pires). Bobinhas, viu?!

A dica, amigas, é uma só. Não façam como da novela a sua realidade. Sejam felizes, peguem meninos, coroas ou até apavorem o SUS, mas tenham discernimento. Não se deixem enganar por músculos bem definidos (iuuhuuu!!), por uma voz de gato com sono (hummmm) ou por cabelos prateados. Se deixem enganar na medida do seu interesse. Quero dizer para não se jogarem de cabeça a ponto de perderem a noção do real. Aprendam a arte do relacionamento (seja ele qual for) com os amigos do sexo oposto. Eles não são bobos, inspirem-se neles. Sejam corajosas, inteligentes e façam bem feito. Gozem. E muito. E aproveitem a vida!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post? Comente aqui!